O Município de Itajaí, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, participa do I Seminário Nacional de Estratégias em Saúde para o Combate à Violência contra as Mulheres, organizado pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Município apresentará no evento as “Campanhas de Prevenção à Violência contra a Mulher: Agosto Lilás e 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, realizadas pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (RAIPSV).
O seminário nacional visa reconhecer e dar visibilidade às iniciativas de boas práticas de atenção à saúde das mulheres que contemplem o combate à violência, além de disponibilizar espaços para problematização e reflexão sobre as experiências apresentadas. As ações desenvolvidas em Itajaí foram selecionadas entre outras 15 iniciativas do país e obtiveram o 2º lugar na classificação da Região Sul. O seminário ocorre on-line nos dias 27 e 28 de julho.
O trabalho será apresentado pela coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência e psicóloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, Thamara Garcia Del Mir. A apresentação ocorre no dia 27 de julho (terça-feira), às 20h35, conforme programação do evento disponível no site do seminário.