O Museu Histórico de Itajaí reabre o seu piso superior para visitação do público, nesta terça-feira (06), com uma nova exposição intitulada “Walter Smykalla – arte e paisagem”. A mostra reúne telas de diversas fases do artista e integra uma etapa do plano de reabertura da unidade. O espaço reaberto do museu será dedicado a artistas cujas trajetórias se entrelaçam com a história de Itajaí e região.
Walter Erhardt Smykalla fez das artes sua vida e de sua vida uma história permeada por liberdade, natureza e arte. “Faço parte do universo e, portanto, todo trabalho que executo não é algo isolado, mas sim, faz parte de tudo e de todos”, disse ele. O artista ficou conhecido em Itajaí pelos anos que morou no município e, especialmente, pela numerosa produção de paisagens sobre a cidade e pinturas de murais nas ruas, como na Praça da Pipa, localizada na Rua Uruguai.
Autodidata, a arte de Smykalla, segundo a historiadora e gerente do MHI, Evelise Moraes, caracteriza-se pelos traços quase ingênuos. “Seus temas são variados, abrangendo desde temas regionais, como a festa junina de São Pedro em Taubaté, ou a brincadeira de pipas, em Itajaí, até a representação de figuras sacras e retratos”, ressalta Evelise.
A exposição temporária de média duração deve seguir no espaço até pelo menos início do ano que vem. Além da sala de artes, estão disponíveis para visitação no piso superior o Salão Nobre Rui Barbosa e a Galeria de Fotos, e a exposição de longa duração do museu que ocupa o piso térreo.