O aniversário da Biblioteca Pública de Itajaí é no domingo (27), mas as celebrações pelos seus 21 anos de fundação foram realizadas nesta sexta-feira (25). O evento contou com a presença de uma das filhas de Norberto Cândido Silveira Junior, patrono da instituição, além de diversas atividades, como o plantio de duas árvores, distribuição de 100 livros do projeto ‘Semeando Livros’, distribuição de 100 mudas de árvores nativas doadas pelo Viveiro Municipal e até bolo de aniversário.
O evento começou ao ar livre, no espaço em frente à biblioteca, com a declamação de Hang Ferrero da poesia autoral ‘A Matéria’. Na sequência, duas árvores nativas foram plantadas no espaço: um Ipê Amarelo, árvore símbolo do Brasil, e uma Buganvília, árvore símbolo de Itajaí. A comemoração respeitou todos os protocolos de prevenção à COVID-19.
Filha de Norberto Candido Silveira Junior, patrono da Biblioteca Pública Municipal e Escolar de Itajaí, Ivete Silveira relembrou, com emoção, um pouco da história do seu pai. “Toda vez que eu venho até aqui (biblioteca), eu me emociono. Lembro com muito carinho do meu pai, que foi um autodidata e que galgou as mais altas posições no cenário catarinense, sendo o detentor do primeiro registro de jornalista do serviço público. Além disso, ele é autor de nove obras que foram publicadas, mas ainda tem muita coisa guardada na minha casa, em Florianópolis, como alguns bonecos de livros dele”, comentou durante o encontro.
Para marcar os 21 anos da biblioteca, a filha de Silveira Junior trouxe para o espaço alguns objetos que pertenciam ao pai, como a escrivaninha, a cadeira e a máquina de escrever dele. Os itens estão em exposição na entrada da instituição. As visitas são organizadas por ordem de chegada e com o acompanhamento de um colaborador da biblioteca. Já os livros e as mudas de árvores para doação ficarão no espaço até serem esgotados.
A biblioteca conta hoje com um acervo de aproximadamente 25 mil obras, mas também é um espaço em potencial para mediações culturais e a valorização da promoção das práticas sensíveis por meio das múltiplas linguagens.
“É como se eu estivesse lendo todos os dias. Trabalhar em um local com tantas vivências e no meio de tantos livros é um privilégio”, afirma Patrícia Argus, diretora da Biblioteca Pública de Itajaí.
“Somos muito privilegiados por termos um espaço como este na nossa cidade. Um espaço que respira arte, cultura e muito conhecimento, que mesmo em tempos de pandemia tem cumprido com o seu papel”, complementa a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
O aposentado e morador de Itajaí, Hermes Coelho, participou da celebração dos 21 anos da biblioteca com as netas Lara e Liz, que desde os 2 anos de idade frequentam o local com o avô. Lara Bretas, atualmente com 10 anos, diz ter lido mais de 20 livros. “Sou apaixonada pela leitura. Atualmente estou lendo a obra de Paula Pimenta, ‘Minha Vida Fora de Série II’, e aqui na biblioteca eu encontro todos os livros que eu quero”, relata.
“Fico feliz em proporcionar para as minhas netas essa oportunidade. Frequentando espaços como a biblioteca de Itajaí, elas têm a oportunidade de conhecer novos escritores e de adquirir mais conhecimento”, finaliza Hermes Coelho.
A Biblioteca Pública de Itajaí está localizada na rua Heitor Liberato, 1.100, no bairro Vila Operária. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.