O Município de Itajaí trabalha desde as primeiras horas desta quarta-feira (09), após as fortes chuvas registradas, para recuperar as ruas da cidade principalmente no interior, local mais atingido. Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil, Guarda Municipal, Codetran e Corpo de Bombeiros seguem com os trabalhos nos próximos dias. O objetivo é desobstruir passagens em vias públicas devido aos deslizamentos de terra e monitorar áreas de encosta que colocam em risco a segurança da população. Foram registrados mais de 100 milímetros de chuva na cidade nas últimas 24 horas.
De acordo com a Defesa Civil, mais de 30 ocorrências foram contabilizadas até a o início da tarde desta quarta-feira. Os relatos são, em sua maioria, de deslizamentos de terra e erosões que danificaram e obstruíram ruas, pontilhões e pontes. Os bairros Brilhante, Campeche, Limoeiro, Itaipava (Baía), Km 12 e Fazenda são os mais atingidos. A Escola Básica Professor Martinho Gervasi, no Brilhante, por exemplo, precisou suspender as aulas nesta quarta-feira (09) para limpeza.
Todas as equipes da Secretaria de Obras foram destinadas para a recuperação da cidade. A Defesa Civil trabalha para atender os moradores em situação de risco, mas até o momento não há registro de desabrigados. No bairro Campeche, lonas foram distribuídas pelos agentes.
A empresa Transpiedade, responsável pelo transporte público da cidade, informa que as linhas não estão circulando na localidade de Laranjeiras, devido a obstrução da rua Vereador Germano Luiz Vieira.
Estado de atenção
A Defesa Civil está em estado de atenção devido ao solo permanecer encharcado com risco alto para deslizamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e auxilia a comunidade durante 24 horas, além de vistoriar pontos de possíveis alagamentos.
O deslocamento de umidade do mar e a propagação de uma nova área de baixa pressão favorece presença e variação de nuvens, com aberturas de sol e condição para pancadas isoladas de chuva a partir do fim da tarde desta quarta em Itajaí e região. Não se descarta o risco de novos temporais com descargas elétricas e chuva intensa em curto período de tempo com risco para alagamentos e deslizamentos de terra nas próximas 24 horas.
A Defesa Civil ressalta que a população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio tempestades com ventos fortes e raios, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, as pessoas devem ficar longe das janelas, além de desligar aparelhos eletrônicos. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo 199. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.