O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), realizou na manhã deste domingo (30), a abertura da Semana do Meio Ambiente 2021. O lançamento do Programa Lixo Zero nas Escolas foi o principal destaque do ato, que ocorreu em frente ao Centreventos. A ação será implantada inicialmente no Cedin Emílio Gazaniga Junior, no bairro Cidade Nova, e na Escola Básica Prof. Maria José Hulse Peixoto, na Murta.
O objetivo do Programa Lixo Zero nas Escolas é introduzir a educação ambiental nas unidades escolares do município e ensinar a forma correta de descarte de resíduos para os estudantes. O projeto piloto ainda vai proporcionar a formação de cidadãos conscientes em relação às práticas sustentáveis e incluir no currículo escolar assuntos relacionados ao manejo dos resíduos sólidos. A intenção é que os alunos sejam multiplicadores dos conteúdos com amigos e familiares.
O programa Lixo Zero nas Escolas será dividido em etapas. O projeto começa análise da realidade da unidade escolar e treinamento para profissionais sobre a gestão de resíduos e o funcionamento do programa. Na próxima etapa, a escola passa a fazer o descarte correto dos resíduos. O material será quantificado e também serão instaladas uma composteira e uma horta na escola. No final do ano letivo, as unidades que atenderem aos critérios de avaliação serão certificadas como “Escola Lixo Zero”. O certificado é válido por um ano.
“É uma satisfação duas escolas estarem participando do programa Lixo Zero, que tem o intuito de encaminhar corretamente os resíduos e trabalhar uma consciência nos nossos alunos para que sejam cidadãos mais conscientes do que somos hoje. Que essa ideia possa se espalhar para as demais unidades de ensino”, afirmou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Cardoso Furtado.
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou, durante a abertura, que Itajaí possui um planejamento estratégico que objetiva para 2040 uma cidade moderna, sustentável e com justiça social, além de ter assinado a carta compromisso de “Mares Limpos” com a ONU durante a regata de volta ao mundo The Ocean Race.
“Essa mudança para redução do plástico nos mares começa dentro da nossa casa, na escola, nos nossos escritórios, em lojas e bares, todos os ambientes devem estar comprometidos com essa consciência ambiental. E agora estamos iniciando esse movimento Lixo Zero nas Escolas. Espero que a partir da nossa rede escolar possamos dar um passo importante e que está em consonância com os Mares Limpos”, afirmou o prefeito.