Itajaí decreta situação de emergência por alta nos casos de síndrome respiratória

0
25
Foto: Freepik

O Município de Itajaí decretou, nesta segunda-feira (6), situação excepcional de emergência em saúde pública em razão do aumento expressivo e repentino dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde diante da alta demanda por atendimentos em toda a rede municipal e hospitalar.

Com o decreto, a Prefeitura está autorizada a realizar contratações emergenciais e temporárias, voltadas ao reforço das equipes e da estrutura de saúde, além de garantir agilidade nas ações de enfrentamento às síndromes respiratórias.

Os hospitais da cidade também foram orientados a adotar medidas urgentes para ampliar a oferta de leitos, com prioridade para aqueles com suporte ventilatório e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a pacientes com quadros mais graves da SRAG.

A Secretaria de Saúde está coordenando todas as ações, com foco no atendimento de públicos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A orientação é que a população procure as unidades de saúde ao perceber sintomas gripais, para que o atendimento e o tratamento sejam iniciados o mais rápido possível.