A Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a estrutura de atendimento da rede pública para enfrentar o aumento expressivo de síndromes respiratórias e a confirmação de epidemia de dengue. Entre as ações imediatas está a ampliação dos consultórios na UPA-CIS e o reforço das equipes médicas, com foco nos atendimentos infantis.
A medida visa desafogar as unidades de saúde e os hospitais Pequeno Anjo e Marieta Konder Bornhausen, que vêm enfrentando sobrecarga devido ao agravamento dos casos de gripe. Também foram abertos novos leitos de retaguarda no hospital infantil para agilizar o fluxo de pacientes.
A secretária municipal de Saúde, Mylene Lavado, reforça a importância da vacinação como forma de prevenção.
“É importante que as pessoas procurem as unidades para se vacinar e evitar formas graves de doenças respiratórias”, destacou.
Município entra oficialmente em estado de epidemia de dengue
Além dos casos respiratórios, a Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda-feira (28) que Itajaí atingiu o número de casos positivos necessário para ser classificado oficialmente em situação de epidemia de dengue.
Para facilitar o atendimento à população, a orientação é que os casos suspeitos procurem a Central de Doenças Infectocontagiosas, localizada no 10º andar do Hospital Marieta. A unidade tem registrado atendimento mais ágil e, agora, passou a atender também adolescentes a partir dos 14 anos.
A prefeitura informou que novas atualizações sobre a situação epidemiológica do município devem ser divulgadas nesta terça-feira (29). A população deve seguir acompanhando os canais oficiais para orientações e alertas.