Na última segunda-feira (31), os alunos do Centro de Educação Infantil Profª. Mauricélia André do Nascimento, em Itajaí, receberam uma visita muito especial. Dona Margarida Frances Gonçalves, considerada a moradora mais idosa do município, passou a tarde na escola compartilhando histórias e interagindo com as crianças.
A ação faz parte do projeto “Itajaí tem história e eu vou te contar”, criado pela professora Jauna Luana Domingues da Silva. O objetivo é ensinar às crianças sobre a história do município, promovendo a valorização da identidade local e do patrimônio cultural.

Uma Vida de História e Experiência
Nascida em 6 de fevereiro de 1920, Dona Margarida tem uma trajetória marcada por longevidade e família numerosa. Viúva de Nilo Antônio Gonçalves, ela tem 20 filhos, 32 netos, 54 bisnetos, 26 tataranetos e 3 pentanetos. Com impressionante lucidez, Dona Margarida emocionou a todos com sua mensagem:
“Eu só peço a Deus que abençoe essas crianças e esses professores que cuidam delas, para que possam chegar onde eu cheguei. Para viver bem e por muitos anos, é preciso fé, oração e gratidão.”

Resgatando a História de Itajaí
O projeto “Itajaí tem história e eu vou te contar” segue promovendo a conexão entre a comunidade e a cultura local. A próxima atividade levará os alunos a conhecerem a história do Clube Náutico Marcílio Dias, o mais antigo do município e o terceiro mais antigo em atividade no estado.
Com iniciativas como essa, a cidade fortalece o respeito pelas suas raízes e incentiva as novas gerações a valorizarem o passado.