SC Bem Mais Simples já alcança mais de 150 municípios em Santa Catarina

0
31
Foto: Reprodução

O Programa SC Bem Mais Simples, que visa facilitar e desburocratizar a abertura de empresas em Santa Catarina, alcançou a marca de mais de 150 municípios atendidos. Essa iniciativa tem como objetivo simplificar os processos para empreendedores, estimulando o crescimento econômico e gerando mais empregos e renda em todo o estado.

Atualmente, Santa Catarina conta com mais de 1,5 milhão de empresas ativas, e a adesão ao programa permite que prefeituras ofereçam uma série de facilidades para quem deseja abrir ou ampliar seus negócios. O enquadramento empresarial simplificado é uma das principais vantagens, já que ao solicitar a viabilidade da empresa na prefeitura, o empreendedor recebe automaticamente informações sobre o grau de risco relacionado aos órgãos como Bombeiros, Vigilância Sanitária e Instituto do Meio Ambiente. Isso agiliza o processo e permite que o empresário inicie sua atividade econômica por meio de autodeclaração, sem a necessidade de um longo processo burocrático.

Em dois anos, mais de 50 novos municípios foram incluídos no programa, o que representa um esforço considerável para beneficiar milhares de empreendedores em Santa Catarina. Atualmente, 151 municípios já estão adesivos ao SC Bem Mais Simples, o que equivale a cerca de 51% dos 295 municípios do estado.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, destaca que a desburocratização é um dos principais focos da gestão. “O objetivo do Governo do Estado, por determinação do governador Jorginho Mello, é tornar o processo de abertura de empresas mais rápido e eficiente. Além do SC Bem Mais Simples, estamos desenvolvendo outras políticas de modernização para continuar facilitando o ambiente de negócios em Santa Catarina”, afirmou.

Outro benefício para os municípios que aderem ao programa é o acesso ao Simplifica SC, que agiliza a viabilidade locacional, permitindo que o empreendedor tenha certeza sobre a legalidade da atividade no endereço escolhido. Isso evita problemas futuros, como restrições de zoneamento e do plano diretor do município.

Com a adesão crescente ao programa e a melhoria do ambiente de negócios, Santa Catarina continua a ser um estado referência para empreendedores e investidores.

Fonte: Secom