O programa Novos Caminhos apoia jovens em acolhimento enviados a lares pela Justiça, oferecendo educação, saúde e formação profissional. Criado em Santa Catarina em 2013, já foi adotado por cinco estados e está em tratativas para implantação em outros 11.
Estados que adotaram o programa: Amazonas, Alagoas, Bahia, Pará e Tocantins.
Estados em tentatvias para adesão: Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Pernambuco.
Desde sua criação, o Novos Caminhos já atendeu 7,5 mil jovens, proporcionando 14,7 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e 1,7 mil empregos.
Eixos de atuação do programa:
Educação Básica e Profissional – Oferece EJA, cursos técnicos e qualificação profissional em parceria com instituições especializadas.
Vida Saudável – Atividades esportivas, culturais e atendimento psicológico e odontológico.
Empregabilidade – Sensibiliza empresários para ofertar oportunidades de primeiro emprego a adolescentes acolhidos.
A iniciativa é uma parceria entre FIESC, TJSC e a Associação Catarinense de Magistrados, com apoio do CNJ, que recomendou sua adoção em todo o país.
Fonte: https://ndmais.com.br/cidadania/novos-caminhos-5-estados-adotam-programa-de-sc-que-transforma-vida-de-jovens-em-acolhimento/