Santa Catarina lidera o crescimento econômico entre os estados do Sul e Sudeste

0
18
Foto: Merlin Assogba/Unsplash
Foto: Merlin Assogba/Unsplash

Santa Catarina apresentou o maior crescimento econômico entre os estados do Sul e Sudeste, com alta de 5,6% na atividade econômica de janeiro a novembro de 2024, segundo o Banco Central. O desempenho, bem acima da média nacional de 3,8%, foi divulgado nesta quarta-feira (22) por meio do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB.

A alta reflete o avanço de setores como indústria, comércio e serviços, além da geração de empregos, que registrou a menor taxa de desocupação em 10 anos. “Santa Catarina está com a economia aquecida. Nossa indústria cresce acima de 7%, o que impulsiona outros setores como exportações, transporte, comércio e turismo. O agro e a inovação também fortalecem o estado no cenário nacional e internacional”, destacou o governador Jorginho Mello.

Comparativo regional
Santa Catarina lidera com 5,6% de crescimento, à frente de Rio Grande do Sul (4,3%) e Paraná (2,7%). No Sudeste, São Paulo alcançou 4%, superando a média nacional, enquanto Espírito Santo (3,3%), Minas Gerais (3%) e Rio de Janeiro (2,3%) registraram desempenhos mais modestos.

Regiões do Brasil
A região Sul cresceu 4,1%, sendo a segunda com melhor desempenho no país, atrás apenas do Norte (4,8%). O Centro-Oeste teve o menor avanço, com 2,6%.

Ranking de crescimento regional (2024):

1º Norte: 4,8%
2º Sul: 4,1%
3º Nordeste: 4%
4º Sudeste: 3,4%
5º Centro-Oeste: 2,6%
Média nacional: 3,8%

O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que a abertura recorde de empresas, especialmente micro e pequenas, reforça o protagonismo catarinense: “Estamos priorizando programas que gerem emprego e renda, mostrando a força do empreendedorismo no estado.”

Fonte: Agência de Notícias SECOM: https://estado.sc.gov.br/noticias/economia-de-santa-catarina-e-a-que-mais-cresce-entre-os-estados-do-sul-e-sudeste/