Livro “Maré de Mistérios” será lançado nesta sexta-feira.

0
48
Você já se perguntou para onde vai a água do mar quando a maré vaza? A curiosidade de uma garotinha de 12 anos e sua busca para resolver este mistério é o que move a história de aventura “Maré de Mistérios”, da escritora Édina Maria Calegaro. A publicação será lançada na próxima sexta-feira (08), às 19h, na Casa de Cultura Dide Brandão, em Itajaí. A obra tem patrocínio do edital Meu Primeiro Livro, da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí. “Maré de Mistérios” é ilustrado por Diogo Medeiros e publicado pela editora Traços & Capturas.
Ambientada dentro e fora do mar, o livro infanto-juvenil traz uma série de referências da cidade de Itajaí, em uma história cheia de mistérios e aventuras. “A história é uma jornada de autoconhecimento, descoberta das raízes da personagem principal e uma aventura pelo mundo marinho”, conta a autora.
Escrita por Édina Maria Calegaro e ilustrada por Diogo Medeiros, a obra tem a coordenação editorial de André Soltau e Gika Voigt, o designer editorial é de Aline Assumpção, a revisão de Sandra Knoll e a catalogação de Fernanda Medeiros. O lançamento do livro acontece durante a programação do “Quase um Festival”, realizado pela Câmara Setorial de Literatura de Itajaí, em substituição ao Festival Literário de Itajaí, que deixou de ser realizado pela prefeitura em 2024.
Sobre a autora
Édina Maria Calegaro é formada em pedagogia e biblioteconomia e atua como contadora de histórias há mais de uma década. Gaúcha de nascimento, Édina adotou Itajaí em 1997, quando chegou na cidade e nunca mais saiu. É torcedora do Marcílio Dias e apaixonada pela cultura peixeira, referências que fazem parte do pano de fundo de Maré de Mistérios, sua primeira história escrita.
Como contrapartida pela aprovação do projeto, a autora realizou oficinas de contação de histórias com o uso da técnica de Kamishibai para pré-adolescentes do Cedin Verde Vale, entre os meses de junho e agosto. O livro também será distribuído em rodas de conversa com leitores nas praias de Cabeçudas e Molhes, entre o final de novembro e começo de dezembro.