Santa Catarina enfrenta uma situação de alerta para os próximos dias. Entre quarta (22) e quinta-feira (23), são esperados temporais com chuva intensa e volumosa em todo o estado, especialmente nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.
Conforme a Defesa Civil, essas chuvas são causadas pela formação e avanço de uma frente fria, que se junta ao ar quente e úmido vindo do norte do país.
O órgão informa que o risco é alto nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. O risco é moderado nas áreas em verde.
Segundo a Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o Grande Oeste, com valores entre 70 e 130 mm. Nas demais regiões, são esperados volumes entre 40 e 80 mm.
A principal característica deste evento é que a chuva deve ocorrer de forma mal distribuída, irregular e intensa em um curto período de tempo. A chance de serem observados pontuais significativamente acima dos valores previstos é grande, em todas as regiões.
A recomendação é que a população fique atenta aos avisos da Defesa Civil e tome medidas de prevenção, como evitar áreas de risco, não atravessar áreas alagadas, não ficar embaixo de árvores ou estruturas metálicas, e procurar um local seguro em caso de tempestade.
Fonte: SSC10