Município de Itajaí aplica inseticida UBV contra o Aedes aegypti nos bairros

0
57

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com as ações de combate à dengue em toda a cidade. Uma delas é a aplicação de inseticida perifocal de Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, contra o Aedes aegypti em diversas áreas. A atividade auxilia na eliminação do mosquito adulto e já foi realizada em 37 locais do município, que tiveram casos positivos registrados. Nesta quarta-feira (10), será a vez da Praia Brava.

Ao todo, 11 bairros já receberam aplicação de inseticida. Entre eles estão: Vila Operária, Ressacada e Cidade Nova com duas áreas em cada, Fazenda com quatro áreas, São Vicente com oito áreas, Dom Bosco com cinco áreas, Cordeiros com sete áreas, São João com três áreas e Praia Brava, São Judas, Centro e Itaipava com uma área cada. O objetivo é bloquear a transmissão da doença no entorno dos locais afetados.

Além deste trabalho com inseticida, as equipes de agentes de combate a endemias seguem com as visitas de orientação a moradores sobre os cuidados com a dengue, para eliminação de possíveis criadouros e verificação de pacientes suspeitos de ter contraído a doença. Até o momento já foram realizadas mais de 95 mil vistorias para eliminação de focos pelos 77 agentes de combate a endemias da cidade. Nesta semana, a atividade contempla os bairros como Cordeiros, São Vicente e Vila Operária.

“Pedimos o apoio da população neste momento mais crítico, onde muitos casos estão sendo registrados em todo Estado. É fundamental que as pessoas sigam os cuidados básicos e eliminem recipientes que possam acumular água”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.

Já foram registrados 905 casos positivos da doença no município neste ano. Deste total, 339 são autóctones (transmitidos dentro da cidade), 539 estão em investigação, 13 são indeterminados e 14 casos são importados (transmitidos fora da cidade). Os bairros com maior número de casos são: São Vicente (218), Cordeiros (27), Dom Bosco (18) e Itaipava (17). Neste ano, já foram eliminados mais de 500 focos do mosquito transmissor da dengue e negativados 469 testes.

 

https://itajai.sc.gov.br/noticia/30315/municipio-de-itajai-aplica-inseticida-ubv-contra-o-aedes-aegypti-nos-bairros#.ZF0TEXbMKiQ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui