Começa nesta segunda-feira (1º) a pesca artesanal da tainha em Florianópolis. Tradicional e Patrimônio Cultural de Santa Catarina, a atividade açoriana é celebrada com roda de rendeiras, missa, capoeira e boi de mamão.
No rancho de pescadores do Campeche, na região Sul da cidade, o início da temporada começou com um café comunitário. Ao longo do dia também haverá benção aos pescadores, além de música e apresentação cultural.
Desde 2012 a pesca artesanal da tainha é patrimônio histórico, cultural e artístico de Santa Catarina. E desde 2019 a Pesca Artesanal da Tainha no Campeche é reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado.
Durante a temporada, que se estende até 31 de julho, o surf fica permitido apenas nas praia da Joaquina e Mole. O restante utiliza um sistema de bandeiras, a serem instaladas diariamente pelos responsáveis dos ranchos.
Em 2022, a prefeitura contabilizou a captura de 144 mil tainhas na Capital, com cerca de 1.500 pescadores. Os ranchos com maior número de pescados, foram o da Lagoinha do Leste, Barra da Lagoa e Praia Brava.