Crianças disciplinadas e responsáveis desde cedo, tornam-se jovens bem sucedidos
Nesse mundo midiático em que vivemos é comum viralizar os vídeos engraçadinhos de crianças, não é mesmo?!
Talvez você se lembre de um deles: “A mãe deixa a criança sentada em uma cadeira na frente de um pedaço de chocolate e diz ‘Não pode comer até a mamãe voltar’ e a criança, coloca a mão, pega, mas devolve à mesa e espera até que a mãe volte para comer”.
O benefício de se ensinar as crianças a serem mais disciplinadas e responsáveis é o de que, ao poucos, elas se tornam mais autônomas, têm mais estabilidade emocional e, portanto, maior maturidade.
Para te ajudar nesse caminho, 7 dicas para que seu filho seja mais disciplinado:
1. Comece a estabelecer disciplina desde o momento do nascimento. Deitá-lo e alimentá-lo sempre nos mesmos horários, por exemplo. Também é muito importante conversar muito com eles desde que nascem; isto lhes dá muita segurança.
2. Estabeleça as normas da casa. As crianças precisam saber desde pequenos que há regras a seguir; é muito importante para que aprendam a reconhecer que na vida sempre há limites. Isto não quer dizer que não existam dias especiais como aniversários, Natal, fins de semana na casa dos avós… nos quais possamos quebrar um pouco as regras.
3. É preciso dar-lhes responsabilidades conforme a sua idade. Recolher os brinquedos, ajudar a tirar a mesa, limpar a casa…
4. Reforços positivos. Uma criança deve ser encorajada sempre com frases positivas e nunca negativas. “Eu sei que você é bom nisso e vai fazê-lo muito bem”, por exemplo.
5. Estabelecer uma boa comunicação com seu filho. Que ele sinta que pode contar com você, que você o ama, que lhe diz como ele faz bem isto ou aquilo. Também é bom que negocie com seu filho, que não pense que pode fazer tudo o que quer mas também que não sinta que vive em uma ditadura permanente. Reforce a sua autoestima e isso o motivará a continuar fazendo as coisas direito, a tomar decisões em consenso com outras pessoas e de forma responsável.
6. Explique os porquês. Se você explicar que escovar os dentes é para que ele não tenha cáries ou que colocar o cinto de segurança no carro é para evitar acidentes, compreenderá melhor a situação e entenderá que a vida tem um porquê e que não é “porque eu digo”.
7. Ajude-os com o exemplo. Não há melhor ensinamento do que o exemplo. Faça o que você prega e o seu discurso será muito mais bem recebido.