SC lança maior programa de castração animal da história: Investimento de R$ 18 milhões

0
23
Foto: Divulgação/Inis

A Diretoria de Proteção Animal do Instituto Itajaí Sustentável (Inis) participou, na última quarta-feira (30), em Florianópolis, do 1º Fórum Catarinense de Combate à Crueldade Animal. O evento marcou o lançamento do programa estadual Pet Levado a Sério, iniciativa do Governo de Santa Catarina que prevê o investimento de R$ 18 milhões para a castração de 90 mil cães e gatos até 2026, atendendo 281 municípios catarinenses.

Apesar de Itajaí não estar contemplada nesta fase inicial — que prioriza municípios com menos de 100 mil habitantes —, a diretora-presidente do Inis, Maria Heloisa Lenzi, ressaltou a importância da iniciativa para a causa animal. “É uma política pública pioneira e necessária. Toda ação que colabora para reduzir a população de animais abandonados é bem-vinda”, afirmou.

No município de Itajaí, a castração gratuita já é realizada por meio da Unidade de Acolhimento Animal (UAPA), voltada a pets de famílias de baixa renda cadastradas. Além disso, a Prefeitura irá ampliar o atendimento com o lançamento do edital de credenciamento de clínicas veterinárias, previsto para segunda-feira, dia 5 de maio.

Foto: Divulgação/Inis

O prefeito Robison Coelho e o vice-prefeito Rubens Angioletti reforçaram o compromisso da atual gestão com a proteção animal. Segundo eles, a ampliação das castrações será possível graças à destinação de recursos extras para o programa municipal, com o objetivo de atender ainda mais famílias e animais em situação de vulnerabilidade.

O Programa Pet Levado a Sério é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), e além das castrações, também prevê a microchipagem de animais, ações educativas e capacitação de gestores municipais, buscando promover o bem-estar animal em todo o estado de forma estruturada e permanente.