A cidade de Itajaí iniciou sua participação com destaque na 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), que teve início nesta quinta-feira (1º), em São Bento do Sul. A atleta Eliane de Almeida garantiu a primeira medalha de ouro para o município, ao vencer a prova dos 3 mil metros no atletismo feminino. A competição segue até domingo (5), reunindo mais de 3 mil atletas de todas as regiões de Santa Catarina.
A delegação itajaiense é composta por 57 atletas com idade a partir de 60 anos, que disputam sete modalidades: atletismo, bocha, canastra, dominó, dança de salão, voleibol adaptado e truco. Os competidores são acompanhados por uma equipe técnica e vêm se preparando com treinos regulares e seletivas municipais.

A atleta Eliane celebrou não apenas a vitória, mas o espírito do evento. “O primeiro lugar é muito bom, mas mais importante é estar aqui, participando dessa festa, fazendo amizades. É maravilhoso”, destacou.
Além do ouro no atletismo, a atleta Ana Maria Silva Ribeiro conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso, comemorando o retorno às competições após mais de 40 anos. “Isso aqui para mim é uma confraternização. Chegar aos 70 nessa forma é muito bom. Assim a gente pode viver bem”, afirmou.
Antes do embarque para São Bento do Sul, os atletas de Itajaí foram homenageados pelo prefeito Robison Coelho, que entregou um kit com doces e uma carta de incentivo. A superintendente das Fundações Municipais, Ana Carolina Martins, destacou a importância da participação: “Isso é saúde, é qualidade de vida. E sabemos que Itajaí vai voltar com medalhas”.
O diretor da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), Daniel dos Passos, também ressaltou a preparação e estrutura oferecida aos atletas. Já o diretor do Paradesporto e dos Jogos Adaptativos, Norton Cordini, enfatizou o orgulho de ver Itajaí representada com entusiasmo: “Estamos resgatando o espírito competitivo da nossa melhor idade”.
O JASTI, promovido anualmente pelo Governo do Estado, tem como objetivo valorizar o idoso por meio do esporte, promovendo bem-estar, integração social e qualidade de vida.