Após óbito de bebê, prefeita instala gabinete no hospital de Balneário Camboriú

0
22
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), anunciou que, a partir da próxima semana, seu gabinete será temporariamente transferido para o Hospital Municipal Ruth Cardoso. A decisão foi tomada após uma série de episódios trágicos envolvendo o falecimento de um bebê recém-nascido e outro recém-nascido que sofreu uma lesão durante o parto.

Nesta sexta-feira (2), a prefeita visitou a unidade de saúde para ajustar os detalhes da mudança. A medida foi inicialmente planejada para começar nos próximos meses, mas foi antecipada devido aos acontecimentos recentes no hospital, especialmente no setor da Maternidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Em entrevista, Juliana Pavan explicou que a transferência de seu gabinete para o hospital tem o objetivo de acompanhar de perto a rotina da unidade, ouvir pacientes, médicos e toda a equipe, e identificar os principais problemas que precisam ser resolvidos. “Vamos atuar com rapidez para oferecer um melhor serviço de saúde aos moradores de Balneário Camboriú e de outras cidades que utilizam o HMRC”, destacou a prefeita.

Desde a morte do bebê recém-nascido no último fim de semana, a administração municipal tomou medidas emergenciais. A gestão da maternidade foi alterada, foi realizada uma auditoria interna no contrato da empresa que opera o Centro Obstétrico, e uma nova licitação para o serviço já está sendo planejada.

Além disso, a Prefeitura de Balneário Camboriú retoma o diálogo com o Governo do Estado para discutir a possibilidade de estadualizar o Hospital Municipal, uma vez que o atendimento da unidade é regionalizado. Caso o pedido de estadualização não seja atendido, a administração dará continuidade ao processo licitatório para um novo modelo de gestão integrado, em que uma única entidade será responsável pela gestão de toda a estrutura hospitalar. Este processo já está em fase de estudos.

A prefeita reforçou que a prioridade da gestão é garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes, oferecendo um atendimento de qualidade à população.

A mudança do gabinete para dentro do hospital é uma medida importante para que a administração municipal tenha uma visão mais direta e próxima das necessidades da unidade de saúde, com o objetivo de implementar melhorias urgentes no atendimento.

Fonte: Nd+