Alerta de Tsunami é emitido após terremoto de magnitude 7,5 no sul do Chile e Argentina

0
20
Foto: ESPECIGEST/Reprodução Estadão

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu o extremo sul do Chile e da Argentina na manhã desta sexta-feira (2), por volta das 8h58. O tremor levou à emissão de alerta de tsunami para áreas costeiras da região de Magalhães e Antártida Chilena, conforme comunicado do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred).

De acordo com o Centro Sismológico Nacional do Chile, o epicentro do abalo sísmico foi localizado a 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams, a uma profundidade de 10 quilômetros. O Senapred orientou a evacuação imediata das zonas costeiras do Território Antártico devido à possibilidade de formação de ondas provocadas pelo sismo.

Este foi o segundo forte tremor registrado na região nesta semana. Na última quarta-feira (30), um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado no departamento de Famatina, em La Rioja, na Argentina.

Além disso, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) também confirmou um abalo sísmico de magnitude 6,3 no Equador, ocorrido na sexta-feira anterior (25). O tremor deixou dezenas de pessoas feridas, causou cortes de energia e danos em construções em ao menos 56 localidades do país.

As autoridades seguem em estado de alerta e monitorando a situação nas áreas afetadas, especialmente nas zonas costeiras onde há risco de tsunami.