A segunda edição do projeto Olhar à Fotografia – Fotografia e Acessibilidade trará duas oficinas gratuitas sobre fotografia cega entre os dias 15 e 17 de abril, em Itajaí. As inscrições estão abertas até o dia 14 de abril e podem ser realizadas no site da Des Editora (www.deseditora.com.br). O projeto conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Itajaí, e apoio da Univali.
As oficinas serão realizadas no campus da Univali, coordenadas pela artista e professora Sarah Uriarte, e contarão com profissionais da Escola de Fotógrafos Cegos, do Espírito Santo, além da professora Emília Picelli Sanches, especialista em design da informação e acessibilidade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Programação das oficinas
“Um Outro Olhar” (15 e 16 de abril) – Voltada exclusivamente para pessoas cegas totais, a oficina oferecerá uma experiência prática na produção de imagens, guiada pelas ministrantes Rejane Arruda e Renza Nascimento.
“Materiais táteis, audiotáteis e sonoros” (17 de abril) – Aberta ao público geral, essa oficina abordará conceitos de acessibilidade e introdução de materiais acessíveis, com uma parte prática mediada pela professora Emília Picelli.
O projeto busca democratizar a fotografia e ampliar o acesso à arte, proporcionando uma nova perspectiva sobre imagem e acessibilidade.
Fonte: Prefeitura de Itajaí