FCF se surpreende com embargo de obra da CBF em SC, com 95% da construção concluída

0
31
Foto: FCF/Divulgação

A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, em Balneário Camboriú, foi oficialmente embargada pela Prefeitura, mesmo com 95% das obras já finalizadas. A iniciativa, realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e conduzida pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), está sendo viabilizada em um terreno público avaliado em R$ 20 milhões, cedido pelo município, e já recebeu cerca de R$ 10 milhões em investimentos.

O centro é um dos empreendimentos prometidos pela CBF como contrapartida para os estados que não sediaram jogos da Copa do Mundo de 2014 — como é o caso de Santa Catarina — e tem como objetivo beneficiar a comunidade esportiva local. A previsão inicial era de conclusão em outubro de 2024, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores, mas o prazo expirou sem a entrega do projeto.

Foto: Secom BC/Divulgação

Segundo a Prefeitura, o motivo do embargo é a concessão do alvará de construção sem a finalização do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), exigência prevista na legislação municipal. Por isso, o alvará é considerado ilegal e a obra precisou ser interrompida até que a situação seja regularizada.

A FCF, por sua vez, afirma que o alvará foi emitido de forma regular em novembro de 2023 e é válido até 2025. O secretário-geral da Federação, Cláudio Gomes, declarou que o objetivo é resolver o impasse por meio do diálogo com a prefeita Juliana Pavan, para garantir a conclusão e entrega da obra ainda em sua gestão. Caso contrário, o assunto será encaminhado ao departamento jurídico da CBF.

Além disso, a prefeitura já solicitou revisão do tempo de cessão do terreno, reduzindo o prazo de 100 anos para 50, prorrogáveis por mais 25.

Com o embargo, o futuro do projeto — que promete fomentar o esporte e deixar um legado duradouro para Balneário Camboriú — permanece incerto.

Fonte: Nd+