Na tarde desta quarta-feira (19), a Vigilância Sanitária de Itajaí realizou uma fiscalização em um mercado localizado no bairro Cordeiros, após uma denúncia anônima. Durante a ação, os fiscais constataram diversas irregularidades no estabelecimento, que resultaram na apreensão de 300kg de carnes estragadas e uma grande quantidade de produtos alimentícios vencidos e impróprios para consumo.

Entre os produtos apreendidos estavam trigo, farinha e arroz vencidos, além de 61 itens de bebidas, como cervejas e sucos, e 37kg de outros alimentos. As condições de higiene do mercado também estavam inadequadas, o que levou à interdição do local e ao lacramento dos freezers contendo as carnes congeladas para investigação e posterior análise do material apreendido.


Durante o período da noite, os fiscais que retornavam ao local flagraram o responsável pelo estabelecimento tentando remover os produtos do mercado e romper os lacres impostos pela fiscalização. Diante da infração, a equipe da Vigilância Sanitária acionou a Guarda Municipal, que deteve o responsável por descumprir a interdição. O indivíduo foi conduzido à delegacia, onde foi registrado o boletim de ocorrência.

A comercialização de alimentos vencidos ou impróprios para consumo é considerada um crime conforme a Lei Federal nº 8.137/90, artigo 7º, inciso IX. A penalidade para essa infração pode variar de detenção de 2 a 5 anos ou multa.
A Vigilância Sanitária de Itajaí reforça a importância da fiscalização e solicita à população que denunciem estabelecimentos que estejam oferecendo produtos fora das condições adequadas para consumo. A segurança alimentar de todos deve ser garantida e a colaboração da comunidade é fundamental para combater esse tipo de irregularidade.
Denúncias podem ser feitas através dos seguintes canais:
📧 E-mail: visa@itajai.sc.gov.br
📞 Telefones: (47) 3508-0055
📱 WhatsApp: 47 99985-1341
Fonte: Prefeitura de Itajaí