Trump taxa importações da China: Oportunidades para o agro do Brasil

0
18
Foto: Freepik

A partir deste sábado (1º), os EUA irão aplicar uma tarifa de 10% sobre as importações da China. Essa decisão pode beneficiar o Brasil, principalmente no setor agropecuário, com destaque para as exportações de soja, milho e carne.

Durante a guerra comercial entre os EUA e a China (2018-2019), a China impôs tarifas sobre produtos americanos, incluindo a soja, e aumentou as compras do Brasil. Com o novo aumento de tarifas dos EUA, a tendência é que as compras chinesas de soja brasileira aumentem, já que o Brasil é o principal fornecedor desse grão.

Além disso, o Brasil pode se beneficiar com o milho, onde ultrapassou os EUA como maior exportador em 2023, e também com as carnes, principalmente a de frango e bovino, nas quais o Brasil lidera ou disputa liderança com os EUA.

Embora o Brasil seja um grande fornecedor de alimentos aos EUA, incluindo café e carne bovina, a possibilidade de Trump taxar produtos brasileiros é um tema em aberto. Em sua campanha, ele afirmou que o Brasil “cobra muito”, o que poderia resultar em tarifas sobre itens agrícolas como soja, carne e suco de laranja. Contudo, analistas acreditam que o impacto no mercado de alimentos seria negativo para os EUA, o que pode limitar as medidas protecionistas.