Carne, laranja e mais: 5 alimentos que preocupam o governo

0
43
Foto: Freepik

O governo federal está de olho na alta dos preços de cinco alimentos-chave: carne, café, açúcar, óleo de soja e laranja. Após uma reunião com o presidente Lula, na sexta-feira (24/1), foram debatidas estratégias para frear a inflação desses itens, que têm pesado no orçamento das famílias brasileiras.

Entre as alternativas, foi cogitada a redução da tarifa de importação do milho, usado na alimentação animal e essencial para a produção de carnes. Apesar disso, o governo descarta aplicar a medida por enquanto, já que a safra de grãos no Brasil está avançando e o dólar estabilizado pode ajudar a reduzir custos.

Os preços desses alimentos dispararam em 2024. A carne bovina subiu 20,84%, o café moído registrou alta de 39,6%, o óleo de soja avançou 29,21% e o açúcar cristal teve aumento de 0,35%, enquanto o demerara subiu 17,62%. As maiores altas foram nas laranjas: a laranja-pera ficou 48,33% mais cara, e a laranja-lima disparou 91,03%.

Embora o Brasil seja um grande exportador desses produtos, a inflação reflete quebras de safra globais, aumento da demanda externa e custos de produção elevados. Para conter os impactos, o governo pretende intensificar o monitoramento e buscar medidas pontuais que ajudem a aliviar os preços.

Sobre a laranja, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, explicou que a importação do produto não seria viável, já que os preços estão altos mundialmente e a oferta é limitada. Ele ainda sugeriu que os consumidores optem por outras frutas enquanto os valores não se estabilizam.

Com as ações em análise, o governo espera aliviar o custo da alimentação, mas técnicos do Ministério da Agricultura destacam que soluções estruturais para reduzir a inflação podem levar mais tempo.

Fonte: https://globorural.globo.com/economia/noticia/2025/01/precos-de-cinco-alimentos-preocupam-mais-o-governo.ghtml