O incêndio de grandes proporções que atinge a Maxsul distribuidora de combustível na SC-480, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira (13), segue ativo após 12 horas de combate às chamas. Diversas equipes dos Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários estão se revezando na operação, sendo 30 bombeiros, seis caminhões de bombeiro e outros 11 que auxiliam no abastecimento de água.
Conforme os bombeiros, 1,8 milhão de litros de combustível está queimando e 6,7 milhões estão salvos e sendo protegidos.
As equipes já está planejando as próximas 12 horas de operação. Durante a tarde, conforme os bombeiros, o tanque onde o incêndio começou, começou a entrar em colapso estrutural. O tanque 13 começou a expelir vapores por cima, provavelmente por um rompimento, conforme atualização dos bombeiros às 15h30. O incêndio segue provocando novos vazamentos de combustível.
As equipes utilizam um canhão monitor, equipamento que não necessita de atividade humana para jogar água, assim, resfriando os tanques. Em um vídeo, um bombeiro explica que o calor no local é insuportável “não tem como ficar aqui”.
SC-480 segue com restrição de tráfego
O trecho do KM 150.6, próximo ao depósito de combustível em chamas na SC-480, em Chapecó, está com o trânsito em meia pista, com a operação Siga e Pare, conforme a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina.
O trânsito segue sendo controlado nas proximidades da empresa Maxsul e também no trevo do Tabajara.
A PMRv sinalizou o trecho com cones e pede aos motoristas “cautela ao transpor esse trecho da Rodovia SC-480, tendo em vista grande fluxo de veículos, bem como os caminhões que transitam na faixa central afim de levar água para rescaldo dos tanques”.
Fonte: www.scc10.com.br