Uma volta ao mundo repleta de desafios emocionantes marcou a edição da The Ocean Race 2022/2023. Na manhã desta quinta-feira (29), em Gênova, na Itália, o Júri Internacional de Vela julgou o pedido de reparação do time 11th Hour Racing (EUA) e concedeu quatro pontos pelo incidente que aconteceu na largada da sétima etapa com a equipe Guyot environnement (FRA/ALE). Com a decisão, os norte-americanos chegaram a 37 pontos e tornaram-se campeões da maior regata transoceânica do mundo.
Em segundo lugar, ficou a equipe Holcim-PRB (SUI) com 34 pontos, seguida pelos alemães do time Malizia com 32 pontos em terceiro lugar. Em quarto lugar, ficou a equipe francesa Biotherm, com 23 pontos e, na quinta colocação, o GUYOT environnement – Team Europe, com 02 pontos.
O capitão da equipe 11th Hour Racing, Charlie Enright, comentou o quanto mentalmente e fisicamente a corrida exige de todos os participantes, no entanto, a dedicação da equipe fez valer a pena. “Estou muito orgulhoso de todo nosso time que trabalhou por três anos para chegarmos a esse resultado. Tivemos momentos incríveis e outros que nos derrubaram, mas todos foram válidos para ouvirmos essa notícia hoje”, pontuou o capitão.
A equipe norte-americana venceu três etapas consecutivas, foram elas: Itajaí (BRA) a Newport (EUA); Newport a Aarhus (DIN); e de Aarhus até The Hague (HOL). O capitão Charlie Enright, relembrou, a bordo do veleiro Mãlama, que em 2019 quando iniciaram os trabalhos para a disputa na The Ocean Race, eles jamais imaginariam que a vitória seria decidida na mesa de um júri.
“Nós ficamos muito satisfeitos, embora gostaríamos de ter tido a chance de lutar pelo troféu da sétima perna, porque após três etapas consecutivas, estávamos fortes e confiantes. Ser a primeira equipe dos Estados Unidos a erguer esse troféu é uma honra excepcional, e compartilhar a mensagem e mostrar ação e inovação para a saúde dos oceanos tornou esta campanha global verdadeiramente impactante”, finalizou Charlie Enright.
In-Port Race
O time americano chegou nesta quinta-feira (29) em Gênova. No sábado (01), as quatro equipes disputam a In-Port Race, último desafio da competição.
Confira como ficou a classificação geral da regata:
1° 11th Hour Racing – 37 pontos
2° Holcim-PRB – 34 pontos
3° Malizia – 32 pontos
4° Biotherm – 23 pontos
5° Guyot – 2 pontos