A influência cultural americana no Brasil: o ‘soft power’ como ferramenta política

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A globalização cultural, enquanto fenômeno liderado (principalmente) pelos Estados Unidos, afeta a América Latina – e o Brasil em particular – com inegável força.
Nesse sentido, é preciso destacar o papel exercido pelas produções hollywoodianas sobre o público e o imaginário brasileiro, capazes de provocar – ainda que involuntariamente – uma inclinação quase que automática aos ditos “valores americanos”.
Trata-se aqui da utilização do soft power (ou força branda) estadunidense, no intuito de conquistar mentes e corações e, no limite, suscitar sentimentos de simpatia para com os EUA e sua posição privilegiada no mundo. A concentração financeira verdadeiramente colossal empregada nas produções hollywoodianas e sua exportação para diversos públicos ao redor do globo não somente visam aumentar o interesse pelos Estados Unidos como nação, mas também a admiração por seus valores culturais.
Não é de hoje que esse fenômeno é estudado por diferentes analistas, cuja conclusão invariavelmente aponta para o papel predominante dos americanos nesse processo de globalização cultural.

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