Varíola dos macacos é monitorada em Santa Catarina

0
248
A chamada varíola dos macacos (vírus Monkeypox), que tem deixado autoridades de saúde em alerta ao redor do mundo, também é monitorada em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), não há casos suspeitos no Estado até esta terça-feira (24).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a situação da doença é acompanhada por autoridades estaduais e federais e, em casos de risco alto para a introdução da varíola dos macacos no território, alertas serão emitidos. “O estado de SC monitora a situação da varíola dos macacos. Até o momento, não há casos suspeitos em SC.
Os agravos de importância com risco de disseminação são monitorados nacionalmente e localmente pela Rede CIEVS, sendo que são emitidos alertas aos serviços de saúde quando do elevado risco da introdução de nova doença no território, para que os serviços fiquem em alerta e aumente a chance de detecção dos casos”, informou a SES, em nota.
O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida, anunciada na noite desta segunda-feira (23), tem o objetivo de elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
Fonte: NSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui