Secretaria de Saúde de Itajaí reforça importância da vacina da febre amarela

0
69
Itajaí registrou uma morte pela doença em morador que contraiu o vírus no Tocantins
A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância de a população tomar a vacina contra a febre amarela. O imunizante está disponível nas 29 unidades de saúde do município, conforme horário de cada uma, de segunda a sexta-feira. A vacina é a melhor maneira de prevenir a doença e todos os moradores, a partir dos nove meses de idade, devem ser vacinados.
A intensificação da vacinação contra febre amarela é uma das estratégias da Gerência de Controle de Zoonoses de Itajaí para alertar e proteger a população. Neste mês, um homem de 28 anos, morador do bairro Cordeiros, morreu em decorrência da doença. O paciente contraiu a febre amarela no Tocantins, para onde viajou e o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC).
O homem não tinha registro de vacina contra a febre amarela no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Ele chegou a ser internado, mas não resistiu. Essa foi a primeira morte pela doença na cidade.
“O período de maior transmissão da febre amarela é entre os meses de dezembro a maio, devido às condições climáticas e ambientais favoráveis para reprodução do mosquito transmissor da doença. Itajaí já tinha confirmado a doença em macacos em 2020, o que significa que o vírus está circulando. A vacina é a melhor forma de se proteger”, reforça o gerente de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.
Os principais sintomas da doença são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada). Ao apresentar algum sinal ou sintoma, é importante procurar atendimento médico. Os casos graves podem causar hemorragia interna e insuficiência hepática

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui