Casos ativos da Covid-19 caíram em 13% ao longo de uma semana em SC

0
263

Dado foi divulgado pelo Núcleo de Estudo de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina nesta segunda-feira (4)

Os casos ativos da Covid-19 em Santa Catarina caíram em 13% quando comparados com os dados do último boletim do Necat (Núcleo de Estudo de Economia Catarinense), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), divulgado na última semana.

As informações foram publicadas pelo professor Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC, nesta segunda-feira (4).

Na seguinte tabela, é possível observar a evolução do vírus no Estado entre os dias 26 de março e 4 de abril. Para a coleta dos dados, foram observados três indicadores. O primeiro diz respeito à expansão dos registros oficiais agregados da Covid-19.

Dados foram coletados pelo Necat da UFSC – Foto: Necat/UFSC/Divulgação/NDDados foram coletados pelo Necat da UFSC – Foto: Necat/UFSC/Divulgação/ND

Foi notado um crescimento de 1,25% em relação à semana anterior, uma vez que foram notificados mais 8.441 novos casos da doença nos últimos sete dias, o que representa uma redução absoluta de 2.182 registros em relação aos novos casos dos últimos sete dias.

Com isso, a média caiu de 1.517 para 1.206 registros diários ao final da semana considerada. E em termos absolutos, 612 pessoas deixaram de ser portadoras da doença no estado durante o período considerado, o que indica uma lenta estabilização do número de pessoas positivadas.

Por fim, nota-se que a redução dos casos ativos passou a ter correspondência também em relação ao número de mortes, uma vez que nos últimos sete dias foram registrados apenas 21 mortes, patamar que fez a média diária desse indicador cair para 3 mortes ao dia na semana.

Enquanto isso, na tabela seguinte, é possível vermos que 443.034 pessoas já foram contaminadas em 2022 com o vírus. Com isso, verifica-se a permanência da média diária de novos casos num patamar diário ainda elevado, de 1.206 por dia.

Tabelas trazem evolução dos casos de Covid-19 em Santa Catarina – Foto: Necat/UFSC/Divulgação/NDTabelas trazem evolução dos casos de Covid-19 em Santa Catarina – Foto: Necat/UFSC/Divulgação/ND

Já os casos ativos apresentaram mais uma queda considerável na última semana, sendo que pouco mais de quatro mil pessoas permaneciam acometidas pela doença na semana de referência no estado, patamar que atingiu seu pico máximo no estado no dia 29 de janeiro de 2022, quando 80.251 pessoas estavam doentes ao mesmo tempo.

Por fim, registrou-se que a aceleração das mortes no estado desde o início da segunda quinzena de janeiro de 2022 continuou caindo na última semana. Mesmo assim, até o momento já foram registrados 1.480 mortes no ano. O fato positivo em relação a isso é que na última semana a queda da média diária de mortes passou a se situar num patamar bastante baixo quando comparadas aos meses de janeiro e fevereiro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui