Quem ainda não tirou o título de eleitor tem até 4 de maio para solicitar o documento e poder participar das eleições deste ano, que ocorrem em 2 de outubro. Dessa vez, cinco cargos estão na disputa: presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O procedimento pode ser feito de forma online, por pessoas a partir de 16 anos. Se você não quer perder o prazo – ou enfrentar lentidões do sistema na última hora –, acompanhe o passo a passo.
1. Acesse o site de requerimento do título de eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, selecione o estado em que você mora.
2. Aparecerão na tela algumas informações sobre o procedimento. Leia com atenção e, depois, aperte “Próximo”.
3. Em “Título de eleitor”, selecione “Não tenho”. Preencha os demais dados solicitados pelo site. Clique em “Próximo” ao concluir.
4. A nova tela será dividida em dois blocos de informações. Em “Requerimento – Dados Pessoais”, preencha os campos com os documentos solicitados.
5. Já em “Documentos”, será necessário enviar algumas fotos. Faça as capturas necessárias e pressione “Próximo” ao finalizar essa etapa.
6. Agora, o site pedirá os dados de residência. Preencha os campos e aperte “Próximo” ao finalizar.
7. O site dará opções de locais de votação próximo ao seu endereço. Selecione aquele que for mais conveniente e clique em “Próximo”.
8. Confira se os dados de requerimento estão corretos e selecione “Confirmar” para finalizar o procedimento.
9. Pronto! Um número de protocolo será gerado. Guarde-o para consultar o andamento da solicitação neste link. Caso não haja qualquer pendência, o título de eleitor será liberado e poderá ser usado de forma digital pelo aplicativo e-Título (disponível para Android e iOS).