Quase 400 pacientes do Município de Itajaí foram beneficiados no mutirão de cirurgias de catarata. A iniciativa começou no mês de maio com o atendimento de 64 pacientes e a realização de 118 procedimentos. Em junho, foram 308 pacientes atendidos e 595 cirurgias muitos pacientes necessitam operar os dois olhos para correção da catarata. Os usuários da cidade realizaram os procedimentos no Hospital Nossa Senhora da Penha, em Penha.
O atendimento foi um dos principais destaques do mutirão. “Fomos muito bem atendidos, tanto antes quanto depois da cirurgia. Os profissionais da saúde foram exemplares e preocupados com nosso bem-estar. A equipe foi muito responsável, só temos a agradecer”, ressalta Selvino Fransozi, um dos pacientes de Itajaí contemplados no mutirão. Ele e a esposa, Odilia da Silva Fransozi, estavam na fila e fizeram os procedimentos em maio e junho.
“A ideia do mutirão de cirurgias de catarata é excelente, de grande ajuda aos necessitados, principalmente para quem já estava na fila antes da pandemia”, completa Selvino.
O mutirão somou 372 pacientes atendidos e um total de 713 procedimentos realizados em moradores do Município. A iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Estado, que repassou a verba para custeio dos procedimentos. A Secretaria de Saúde de Itajaí encaminhou os pacientes que estavam na fila para realização da cirurgia e forneceu o transporte para usuários e acompanhantes, além de lanches.
Todos os moradores atendidos receberam um cuidado especial nas cirurgias. Entre eles, o fornecimento gratuito de óculos especiais para o pós-operatório e medicamentos.