As fortes chuvas registradas colocaram a Defesa Civil de Itajaí está em estado de monitoramento em função do solo permanecer encharcado com risco alto para deslizamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e auxilia a comunidade durante 24 horas, além de vistoriar os pontos de alagamentos.
Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas somam valores acima de 80 milímetros e até o momento três ocorrências foram atendidas. Duas delas ocorreram devido a princípios de deslizamentos de terra nas ruas Joaquim Luiz e João Cunha, no bairro Fazenda. Já a outra foi uma queda de árvore que interditou parcialmente a rua Marcos Albino, localizada no Rio do Meio.
“Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão junto com as equipes da Secretaria de Obras. No entanto, o sistema de baixa pressão responsável por toda essa chuva vai se afastar para o mar nesta madrugada e a nebulosidade e a condição de chuva vão diminuir gradativamente neste domingo”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.
A Defesa Civil aconselha que em caso de movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pode ser acionada, 24 horas, pelo telefone 199.