Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada poderão se vacinar contra a gripe a partir desta quarta-feira (12) em Itajaí. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, 31.162 pessoas destes grupos precisam ser vacinadas na cidade. A imunização será ofertada em 30 unidades básicas de saúde do município.
Além dos idosos e professores, a vacinação contra influenza contempla ainda trabalhadores de saúde, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas. Ao todo, 57.027 pessoas fazem parte destes seis grupos prioritários em Itajaí – a meta do Município é imunizar pelo menos 95% deste total.
Até esta terça-feira (11), 7.152 pessoas já foram vacinadas contra gripe em Itajaí: 5.731 crianças, 1.068 gestantes, 125 puérperas e 228 trabalhadores de saúde.
Para se vacinar, os idosos deverão apresentar documento de identificação e carteira de vacina. Já para os professores do ensino básico e superior é necessário comprovar a vinculação ativa em uma unidade escolar pública ou privada. Serão vacinados para influenza somente os professores que atuam em sala de aula. Trabalhadores de saúde também precisam comprovar sua atividade profissional por meio de holerite, registro de classe ou declaração do estabelecimento de saúde onde atua.
A Secretaria de Saúde reforça que as pessoas que tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para serem imunizados contra a gripe. A vacina protege contra os vírus da influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A imunização previne sintomas graves da doença e evita hospitalizações e óbitos.